Dor: porque sentimos e como aliviá-las

Dor: porque sentimos e como aliviá-las

Publicado por: Marianna Publicado: 11/01/2022 Visitas: 58 Comentários: 0

DOR: PORQUE SENTIMOS E COMO ALIVIÁ-LAS
 
Segundo definição da (Associação Internacional para o Estudo da Dor) a Dor é “uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão tecidular real ou potencial, ou é descrita em tais termos.” Isso significa que a dor é uma sensação, que nos indica, mostra que há algo de errado com nosso organismo, corpo. 

Ela ocorre por meio de estímulos enviados, da área que está acontecendo algo estranho, errado, para o cérebro, que irá enviar sinais formando a sensação de dor, nos alertando referente ao problema.
As dores podem ser de ordem física ou emocional. Segundo a pesquisa do IBGE de 2020 (A DOR NO COTIDIANO) mostra que as dores mais presentes nos brasileiros em seu dia a dia são:

78% DOR DE CABEÇA (causada por estresse); 
63% DOR NAS COSTAS (causada por má postura);
61% DOR MUSCULAR (causada por má postura e excesso de exercício físico);  

Devemos ter ciência de que aliviar a dor não significa resolver o problema, como no caso da dor de dente, sem o auxílio do Dentista a dor somente poderá ser aliviada, mas não extinta.

Com intuito de ajudar, vamos dar algumas dicas para te ajudar no alivio de algumas dores, com o uso de produtos naturais, como óleos essenciais. 

Dor de Cabeça
1 a 2 gotas de óleo essencial de Alecrim puro, aplicar na ponta
dos indicadores e massagear ambos os lados das têmporas e sobre o foco principal da dor. Pode ser aplicado 3 x ao dia. 

Dores Musculares
Tia Dolores – Relaxante, seja em creme ou Óleo, têm ativos naturais que proporcionam alívio, conforto e bem-estar. Com óleos essenciais de wintergreen, lavanda, camomila e menta. Enriquecido com óleos vegetais de girassol e abacate trazendo alívio. Aplique o produto na região de tensão e massageie o local. 

Cólicas menstruais
Aquecer 2 litros de água quente e aplicar 10 gotas de óleo essencial de lavanda, aplicar compressas quentes sobre o foco da cólica. As compressas devem ser feitas com 2 panos, os dois são mergulhados no recipiente com água quente, tira-se 1 pano e aplica-se no local até a temperatura começar a esfriar, antes de deixar esfriar troca-se o pano em esfriamento pelo pano quente e mantêm-se as compressas, nesta técnica o importante e manter o local do tratamento sempre aquecido. Em poucos minutos se sente o alívio. Pode aplicar 2 a 3x ao dia, caso persistam os sintomas procurar ajuda profissional.

Dores emocionais
Aqui utilizamos sempre 10 gotas de óleos essenciais em difusores de
ambiente:

Raiva: Lavanda;
Medo: Laranja-doce;
Revolta: misturar Laranja e Lavanda;
Luto: Gerânio ou Rosa;
Convalescência: Alecrim (usar de manhã);
Decepção: Bergamota (amorosa) ou Limão Siciliano (trabalho);
Estafa: Eucalipto Globulus;
Ansiedade: Lavanda + Erva-doce;
Auto-Estima: Ylang-ylang.

Lembrando que toda dor é um sinal de que algo está errado, procurar a causa da sua dor é uma tarefa importante. No caso de persistirem os sintomas um médico deve ser consultado.

Fontes: 

Artigo sobre: “Dores” 15/08/2021
Prof.: Fernando Amaral


https://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/por-que-sentimos-dor.htm 

Tags: DOR, TRATAMENTO, ÓLEOS ESSENCIAIS, AROMATERAPIA, TIA DOLORES, CREME, CREME RELAXANTE

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Blog

Leia mais

 

Agenda

Acesse

Revendedor

Acesse

Vale presente

Acesse

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.