O que faz um profissional de Podologia?

O que faz um profissional de Podologia?

Publicado por: Top Publicado: 04/12/2018 Visitas: 393 Comentários: 3

A Podologia é a área da saúde que estuda e cuida dos pés. Seu objetivo não é apenas estético, como muitos podem pensar. Esta ciência é dedicada a diagnosticar, prevenir, estudar, investigar e tratar as patologias dos pés. A podologia como um campo separado da medicina começou no início do século XX. Naquela época, as mãos e os pés eram considerados algumas das partes mais complexas do corpo humano.

Cada pé humano contém 26 ossos, e os 52 ossos combinados nos pés compreendem aproximadamente um quarto dos ossos do corpo. A podologia foi uma das primeiras tentativas de especialização da medicina.

Os modernos podólogos são geralmente definidos como pessoas dedicadas ao estudo, diagnóstico e tratamento de distúrbios, doenças e lesões do pé.

Os podólogos ajudam as pessoas no cuidado de seus membros inferiores, incluindo o pé e tornozelo, e também podem estar envolvidos no apoio aos idosos para reduzir o risco de quedas.

O que faz um Profissional de Podologia?

O podólogo é o profissional da saúde que estuda e trata dos pés. Suas atividades têm o objetivo de prevenir e tratar lesões nos pés e aconselhar pacientes sobre os cuidados que devem ser tomados, como por exemplo, o tipo de calçado a ser usado, como cortar as unhas ou quais cremes e medicamentos são mais adequados.

Podólogos trabalham no tratamento de uma variedade de doenças e empregam técnicas inovadoras para melhorar o bem-estar geral dos pacientes.

São membros vitais no seguimento da saúde. Esse profissional frequentemente é o primeiro a detectar sintomas de diabetes ou doenças cardiovasculares devido à inter-relação do pé com o resto do corpo.

As atribuições de um Podólogo são:

- Fornecer consultas individuais aos pacientes com o tratamento continuado de transtornos e cuidados preventivos com os pés.

- Diagnosticar doenças nos pés, como tumores, úlceras, fraturas, doenças da pele ou das unhas, e deformidades congênitas ou adquiridas.

- Utilizar métodos inovadores para tratar doenças como calos, joanetes, unhas encravadas, tendões encurtados, cistos, distúrbios ósseos e abscessos.

- Projetar próteses corretivas, moldes de gesso e correias para corrigir deformidades.

- Corrigir padrões de caminhada e equilíbrio, e promova a capacidade geral de se mover de forma mais eficiente e confortável.

- Encaminhar os pacientes a outros médicos quando os sintomas observados nos pés indicarem distúrbios, como diabetes, artrite, doença cardíaca ou doença renal.

Podemos dizer que as doenças mais frequentemente tratadas por um podólogo, são:

Como você pode encontrar um Podólogo?

Um podólogo pode atuar em clínicas, hospitais, salões de beleza e até mesmo home care.

Os melhores Podólogos do mercado são aqueles que trabalham com os melhores produtos e os melhores produtos você só encontra na HMulti

Quando devo procurar um Podólogo?

Há uma grande variedade de razões para ver um podólogo, mas algumas condições típicas do pé incluem dor no calcanhar, joanetes, unhas encravadas, calos e calosidades.

O bem estar dos pés é sempre importante.
 

 

Comentários

Escreva o comentário

BLOG

LEIA MAIS

 

AGENDA

ACESSE

REVENDEDOR

ACESSE

VALE PRESENTE

LEIA MAIS