Cuidados com pés quando você tem diabetes

Cuidados com pés quando você tem diabetes

Publicado: 10/11/2017

Cuidar dos pés é essencial para qualquer pessoa (evita ressecamento, micoses, frieiras, etc), mas para quem tem diabetes, esse cuidado é ainda mais importante. Isso porque os diabéticos têm uma tendência maior de desenvolver problemas nos pés. Então, não tem jeito: para evitar complicações frequentes (e até mesmo graves), a regra é cuidar!

A diabetes facilita o aparecimento de infecções através da Neuropatia Diabética (doença dos nervos periféricos) e de problemas decorrentes da má circulação. Para entender melhor: como todas as partes do corpo, os pés necessitam de aportes apropriados de sangue e oxigênio. Se isso não acontece, infecções, doenças vasculares e doenças decorrentes da falta de circulação podem sim aparecer.

Veja abaixo, alguns cuidados simples para cuidados com os pés quando você tem diabetes:

  • Examine seus pés todos os dias: preste atenção em mudanças de coloração e temperatura; olhe cada um dos dedos e entre eles; procure por infecções, cortes, bolhas, calos, feridas. Use espelho para olhar a sola dos pés.

  • Lave os pés com água morna. Passe o sabonete delicadamente e enxágue. Na hora de secar, não esfregue, mas enxugue bem entre os dedos

  • Aplique creme hidratante ou óleo sobre a pele do dorso dos pés, nunca entre os dedos. Aplique também na sola dos pés. Evite talco, pois pode causar ressecamento da pele. O ideal é um creme que possa ser usado por diabéticos, como o Homeopast! (compre aqui)

  • Aproveite para cortar as unhas após o banho, quando elas ficam amolecidas. Se apresentar problemas de sensibilidade nos pés, peça alguém para fazer por você. Dê preferência a cortadores de unhas / tesouras com pontas redondas, para evitar cortes. Corte as unhas retas, nunca os cantos. Isso evita unha encravada e infecções.

  • Consulte um podólogo para tratar os calos e, em caso de micose nas unhas ou entre os dedos, o ideal é usar produtos recomendados para estes casos (como o Homeofree) e consultar um médico.

  • Nunca ande descalço! Lembre-se que quem é portador de Diabetes pode apresentar diminuição da sensibilidade dos pés, podendo se machucar com mais facilidade.

  • Use calçados de tamanho adequado, pois isso evita calos, bolhas, feridas. Opte por sapatos macios, sem costuras, sem bico fino ou com salto muito alto; evite sandálias que tenham tiras ou fivelas.

  • Em relação às meias, prefira aquelas que deixam a pele dos pés respirarem. Troque as meias quando sentir que estão molhadas de suor. Prefira as de algodão e que não tenham costuras.

  • Evite cruzar as pernas quando estiver sentado, pois piora a circulação do sangue nos pés. Se for viajar, evite ficar sentado por muito tempo. Levante-se e ande um pouco. Se não for possível, estique os pés, movimente-os para cima, para baixo e para os lados, mova os dedos, faça círculos com os pés.

  • Quando estiver sentado use um banquinho para manter os pés elevados


Não se esqueça de que tudo isso só funciona se a pessoa tiver um bom controle glicêmico! Faça exames periódicos! O cuidado com os pés começa com o uso adequado da medicação (sob orientação médica) e com a dieta alimentar adequada a cada pessoa.


Tags: pés de diabéticos, cuidados, cuidados com os pés, saúde, diabete, diabéticos

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Notícias H-Multi