Dicas de cuidados para pele negra

Dicas de cuidados para pele negra

Publicado: 10/11/2017

Pele Negra é privilegiada sabia? Sim, esse tipo de pele apresenta um alto nível de melanina e colágeno, o que deixa mais resistente ao sol, ao envelhecimento e a flacidez. Ótimo não? Mas nem por isso merece menos atenção, já que pode sofrer com oleosidade, manchas e foliculite, por exemplo.

A melanina promove uma proteção natural ao sol, enquanto o colágeno torna a pele mais elástica e resistente aos efeitos do tempo. Você entendeu direito! Isso quer dizer que há menos rugas e linhas de expressão ou que, no mínimo elas demoram a aparecer. A pele dos negros demora mais para ficar flácida e, dificilmente, apresenta celulite. Só que tudo tem um lado positivo e um negativo: devido a hiperpigmentação, há mais propensão à manchas de pele, como melasma. E o alto nível de colágeno pode resultar em queloides.

É importante entender que, assim como qualquer outro tipo de pele, a negra pode ser normal, mista, seca e oleosa. E geralmente, ao contrário do que acontece com o corpo, a pele negra costuma ser mais oleosa no rosto. Daí a chance maior de acne e foliculite. Nada que que um bom sabonete e outros cuidados não resolva! Dica: aposte no shower gel esfoliante Tea Tree, que é ideal para retirada de células mortas. A Semente de Apricot proporciona uma leve esfoliação além de massagear de forma delicada. O óleo essencial de Tea Tree possui açõa anti-séptica, bactericida, anti-fúngia e emoliente. Indicado para peles oleosas e acneicas, para higienização e emoliência e é especial para limpeza facial de peles acneicas.

Outros cuidados para sua pele:

Proteção solar:

Não deixe o protetor de lado só porque tem mais proteção natural na pele. Se sua pele for mais oleosa no rosto (como esperado), aposte em um protetor para esse tipo de pele, para que possa usar o produto diariamente, mesmo em dias nublados ou em ambientes fechados. Isso ajuda a prevenir as temíveis manchas.

O que fazer com as manchas?

Qualquer processo inflamatório ou que cause irritação pode gerar o escurecimento da pele, devido a abundância de melanina, pois durante a pigmentação é ativada o processo de cicatrização. O melhor é prevenir, evitando inflamações, espinhas, etc. Mais uma vez produtos como Tea Tree (veja também o Kit Melaleuca) são super recomentadados! Para quem possui espinhas, as substâncias clareadoras e antiacne são super bem-vindas!

Lave e Hidrate sempre!

Hidratar a pele é necessário, independente da cor que ela tenha! Apesar de ter tendência a oleosidade, a pele negra ressecada apresenta uma cor tipicamente acinzentada que acaba se destacando sobre a cor escura. Ou seja, quando há o ressecamento, ele é mais aparente. Outra coisa: o cuidado deve ser redobrado após a depilação, seja com lâmina ou cera. Dessa forma evita-se a foliculite. O uso de um esfoliante (como o Hesfoliant) contribui para o desaparecimento dos pelos encravados e para o controle da oleosidade.

Banhos curtos, com água morna e sem buchas

Diminuir o tempo no banho e não deixar a água muito quente evita prejudicar a camada manto-lipídico da pele e o consequente ressecamento. 


Tags: pele negra, cuidados, cremes, tratamento, saúde

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Notícias H-Multi