7 cuidados com a pele durante o tratamento do câncer

7 cuidados com a pele durante o tratamento do câncer

Publicado por: Top Publicado: 04/10/2018 Visitas: 1156 Comentários: 0

O tratamento do câncer tem por finalidade a cura ou alívio dos sintomas da doença. Os tratamentos com medicamentos (quimioterapia, terapia alvo, hormonioterapia), cirúrgicos e radioterápicos podem provocar efeitos colaterais que variam de paciente para paciente dependendo de múltiplos fatores, podendo ser diferentes quanto à intensidade e duração.

A pele é um órgão que possui rápida multiplicação celular e como, infelizmente, o medicamento não á capaz de diferenciar as células cancerígenas das outras, a epiderme sofre alguns efeitos colaterais.

Pessoas com câncer podem apresentar coceira, ressecamento da pele, vermelhidão, descamação, feridas, erupções cutâneas, e outros problemas de pele causados pelo próprio câncer, tratamentos do câncer ou por estarem hospitalizados.

É importante sempre que tiver algum tipo de alteração na pele, comunicar ao médico para que ele possa ver se é uma reação ao tratamento ou não, e se existe a necessidade de realizar algum tipo de tratamento específico para o problema.

Mas, por mais que a equipe de enfermagem e o especialista dediquem toda a atenção aos pacientes oncológicos, o autocuidado é imprescindível durante a quimioterapia.

wink Por isso preparamos 7 cuidados bem simples de implantar na sua rotina:

1) Evite banhos longos e quentes;

2) Hidrate a pele após o banho, preferencialmente enquanto a pele ainda está úmida;

3) Na hora de enxugar-se realize movimentos delicados evitando muito atrito com a toalha;

4) Evite o uso de perfumes, colônias ou loções que contenham álcool em sua composição;

5) Evite a luz solar direta, não se exponha entre às 10h e 16h e use protetor solar;

6) Hidrate a pele também durante o dia e escolha hidratantes neutros;

7) Use roupas leves e confortáveis;

8) Para enjoo use o óleo de hortelã pimenta no aromatizador pessoal

9) Para aumentar a imunidade coloque 10 gotas de tea tree, 5 de tomilho e 10 de limão siciliano no aromatizado plug.

Esse cuidado especial, além de incentivar a prevenção e evitar desconfortos maiores no futuro, também ajudam na auto estima da pessoa. Olhar para pele bem cuidada traz impactos positivos aos pacientes que estão fragilizados com a doença e com seus efeitos colaterais.

A HMulti possui o hidratante corporal HomeoCreme que não possui contraindicação e traz uma sensação de hidratação profunda e alívio.

Mesmo sem contraindicação devemos informar que antes de utilizar qualquer cosmético, é essencial sempre buscar auxílio e permissão do especialista que acompanha o tratamento. E caso haja qualquer reação, pare o uso imediatamente e busque auxílio médico para melhor diagnóstico e intervenção.

Deixei seu comentário para saber se gostou.

Tags: homeocreme, quimioterapia, cancer, prevenção, cuidados com a pele

Comentários

Escreva o comentário

BLOG

LEIA MAIS

 

AGENDA

ACESSE

REVENDEDOR

ACESSE

VALE PRESENTE

LEIA MAIS