Novembro Azul

Novembro Azul

Publicado por: Marianna Publicado: 10/11/2021 Visitas: 358 Comentários: 0

Novembro Azul 

Se ouve bastante falar sobre o “Outubro Rosa,” mas e o “Novembro Azul” você conhece?
Ainda não tão popular quanto a data que lhe antecede, o Novembro Azul, é uma campanha pró saúde, porém visada na saúde dos homens.
O conceito ultrapassado de que o homem é mais forte e não adoece, que não inspira cuidados, e não vai ao médico, está diretamente ligado ao Novembro Azul não ser tão conhecido.

A campanha Novembro Azul é responsável pela conscientização do câncer de próstata. A campanha surgiu na Austrália em 1999, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina. O grupo realizava ações e o que arrecadava, era doado as instituições de caridade.

Com o sucesso do movimento, em 2004 foi criada a “Movember Foundation Charity”, Movember sendo a junção de Moustache (bigode) com November (Novembro). Na campanha também é empregado o "No Shave November", que em tradução literal é (Novembro sem barbear), por isso o bigode, juntamente com a cor azul, sempre ligada a masculinidade, se tornaram símbolo da campanha.

No Brasil, a campanha foi trazida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.
A principal doença que o Novembro Azul procura proporcionar informação, e prevenção é o câncer de próstata.

O que é próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela está localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais é produzir o esperma.

O câncer de próstata
O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e a causa da morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo dados mais recentes do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco
• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.

Prevenção e tratamento
A detecção precoce do câncer de próstata, através do toque retal e a dosagem sanguínea do PSA (antígeno prostático específico), é a forma mais eficiente para identificar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento.

A cada ano o movimento de conscientização ganha mais adeptos e o preconceito com o exame de toque, que sempre foi alvo de aversão pelo sexo masculino, vem diminuindo.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.
Vale lembrar que o exame de sangue não substitui o de toque, que é simples e rápido. É indispensável que os dois sejam realizados, principalmente em homens que já passaram dos 45 (quarenta e cinco) anos de idade e que tenham casos da doença na família.

 

Fonte
https://camprev.campinas.sp.gov.br/inicio-importancia-campanha-novembro-azul
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/novembro-azul-8-fatos-que-voce-precisa-saber-sobre-o-cancer-de-prostata
Campanha 'Novembro Azul' no MA alerta para saúde do homem e prevenção do câncer de próstata
https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata/
Sociedade Brasileira de Urologia

 

Tags: Novembro Azul, Câncer de próstata, saúde, cuidado, tratamento, causa, prevenção, homens

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Blog

Leia mais

 

Agenda

Acesse

Revendedor

Acesse

Vale presente

Acesse

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.