Como o calor afeta seus pés?

Como o calor afeta seus pés?

Publicado por: Ana Publicado: 11/10/2019 Visitas: 379 Comentários: 0

Lembre-se que o calor é um fator que afeta o nosso organismo e, particularmente, os nossos pés.

As altas temperaturas já estão conosco por mais tempo do que antigamente. O calor sufocante afeta todo o nosso organismo e nossos pés também são prejudicados. Acabamos recorrendo ao calçado aberto como forma de aliviar a temperatura mas nem sempre é a melhor solução. Rasteirinhas são mais frescas para o calor mas permitem uma exposição maior aos raios solares e pouquíssimas pessoas tem a precaução de usar protetor solar para se deslocar pela cidade.

Como o calor afeta os nossos pés?

Enfermidades cutâneas pela ação do sol. Igualmente a qualquer outra parte do corpo, o sol pode afetar negativamente a pele dos nossos pés pois não temos o costume de protegê-los adequadamente. Devemos enfatizar a proteção da região do peito do pé pois o sol incide diretamente e também a zona plantar pois também pode queimar.

Escorregões e cortes. Como o calor, passamos muitas horas descalços e nem sempre nos melhores lugares. Sempre existe o perigo de escorregar em superfícies molhadas e se cortar com algum elemento que possa estar no chão.

Excesso de suor. Com as altas temperaturas, nossos pés experimentam um excesso de sudorese ou hiperidrose. Isso é devido ao fato de que com o calor, nosso corpo regula a temperatura do organismo mediante a transpiração, que libera líquidos ricos em sais minerais através das glândulas sudoríparas. Vale lembrar que em nossos pés temos mais de 250.000 glândulas.

Inchaço dos pés. Devido às altas temperaturas, os vasos sanguíneos se dilatam e a elasticidade das suas paredes fica reduzida. Isso faz com que o bombeamento de sangue diminua desde as extremidades até o coração, provocando assim o inchaço dos pés e pernas.

Rachaduras nos calcanhares. A combinação do calor e o calçado aberto pode provocar o surgimento de fissuras nos calcanhares pela falta de hidratação. Um efeito indesejado que pode ser solucionado com a utilização diária de um creme hidratante. 

Uso incorreto de calçados. Quando o calor aperta é fácil cairmos no erro de utilizar um calçado errado. Por exemplo, usar rasteirinhas fora da zona de praia ou piscina, ou mesmo utilizar calçados fechados na cidade. Quando combinamos o calçado errado, o calor e os pés apertados demais, deixamos a porta aberta para bolhas, machucados, etc. Esses problemas também podem surgir pela fricção entre o pé e os sapatos, especialmente se deixamos de usar meias e colocamos os pés em contato com as superfícies mais rígidas do calçado. 

Portanto prepare-se para este verão, vá ao podólogo para um tratamento dos seus pés e lembre-se que o calor é um fator que afeta o nosso organismo e, particularmente, os nossos pés.

Fonte: https://institutovalencianodelpie.es/afecta-el-calor-a-tus-pies/

Tags: calor, pés, inchaço nos pés, excesso de suor

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

BLOG

LEIA MAIS

 

AGENDA

ACESSE

REVENDEDOR

ACESSE

VALE PRESENTE

LEIA MAIS