Disidrose: Causas, sintomas e tratamento

Disidrose: Causas, sintomas e tratamento

Publicado por: Ana Publicado: 10/06/2019 Visitas: 350 Comentários: 2

O eczema disidrótico, ou disidrose, é uma condição da pele na qual as bolhas se desenvolvem nas solas dos pés e / ou nas palmas das mãos. As bolhas geralmente coçam e podem ser preenchidas com líquido, normalmente duram cerca de duas a quatro semanas e podem estar relacionadas a alergias sazonais ou estresse .

Sintomas

As bolhas associadas à disidrose ocorrem mais comumente nas laterais dos dedos e nas palmas das mãos. Às vezes, as solas dos pés também podem ser afetadas. As bolhas geralmente são pequenas - aproximadamente a largura de uma ponta de lápis padrão - e agrupadas em cachos, com uma aparência semelhante à da tapioca.

Em casos mais graves, as pequenas bolhas podem se fundir para formar bolhas maiores. A pele afetada pela disidrose pode ser dolorosa e com muita coceira. Quando as bolhas secam e se desprendem, o que ocorre em cerca de três semanas, a pele subjacente pode ficar vermelha e sensível.

A disidrose tende a se repetir regularmente por meses ou anos.

Causas

A causa exata da disidrose não é conhecida. Pode estar associada a um distúrbio cutâneo semelhante denominado dermatite atópica (eczema), bem como a condições alérgicas, como a febre do feno. Erupções podem ser sazonais em pessoas com alergias nasais.

Fatores de risco

Fatores de risco para disidrose incluem:

  • Estresse. A disidrose parece ser mais comum em momentos de estresse emocional ou físico.
  • Exposição a certos metais. Estes incluem cobalto e níquel - geralmente em um ambiente industrial.
  • Pele sensível. As pessoas que desenvolvem uma erupção cutânea após o contato com certos produtos têm maior probabilidade de apresentar disidrose.
  • Dermatite atópica. Algumas pessoas com dermatite atópica podem desenvolver eczema disidrótico.

Complicações

Para a maioria das pessoas com disidrose, é apenas uma inconveniência pruriginosa. Para outros, a dor e a coceira podem limitar o uso de suas mãos ou pés. O coçar intenso pode aumentar o risco de uma infecção bacteriana se desenvolver na pele afetada.

Prevenção

Como a causa da disidrose é geralmente desconhecida, não há maneira comprovada de prevenir essa condição. Você pode ajudar a prevenir a condição controlando o estresse e evitando a exposição a sais metálicos, como cobalto e níquel.

Boas práticas de cuidado da pele podem ajudar a proteger a pele também. Esses incluem:

  • Usando sabonetes suaves e água morna para lavar as mãos e secar bem as mãos
  • Hidratante regularmente
  • Usando luvas

Tratamento

O HomeoFree é uma loção com cravo e melaleuca que auxilia no tratamento da disidrose. Ele ajuda na reparação da barreira da pele e pode ser aplicado diretamente na região afetada sem nenhuma contra indicação.

Fonte:
https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/dyshidrosis/symptoms-causes/syc-20352342

https://www.healthline.com/health/dyshidrotic-eczema

Tags: disidrose, psoríase, disidrose tratamento, broteja, desidrose, esporotricose, disidrose tratamento, disidrose nos pés, ictiose, urticária, melhor pomada para disidrose, homeofree

Comentários

Escreva o comentário

BLOG

LEIA MAIS

 

AGENDA

ACESSE

REVENDEDOR

ACESSE

VALE PRESENTE

LEIA MAIS