Esterilização de material

Esterilização de material

Publicado por: Top Publicado: 18/10/2018 Visitas: 331 Comentários: 0

A esterilização do material utilizado pelo podólogo é importante, pois destrói todas as formas de vida microbiana como vírus, bactérias, fungos e protozoários. Por isso, todos os instrumentos devem ser esterilizados após cada utilização.


Uma boa esterilização diminui o risco de contaminação dos equipamentos manuseados e também a contaminação cruzada entre os usuários. Devem sempre atender as especificações da Portaria nº 15, de 23 de agosto de 1988, da Secretaria de Vigilância Sanitária (SVS) do Ministério da Saúde e do Manual de Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos de Saúde/MS/94.


Na podologia são utilizados artigos invasivos e não invasivos e para que o procedimento de desinfecção de cada um deles seja identificado, são classificados em artigos críticos, semicríticos e não críticos:

  • Artigos críticos: são aqueles que penetram através da pele e, caso estejam contaminados, apresentam alto risco de contaminação. Sofrem esterilização. Esse processo de assepsia é usado em um material ou ambiente que destrói todos os microrganismos patogênicos ou não, incluindo vírus e esporos. É feito através de meio físico ou preparações químicas.

 

  • Artigos semicríticos: são aqueles entram em contato com a pele não íntegra e sofrem desinfecção de alto nível. Esse procedimento é utilizado em material ou ambiente que motiva a inativação de vírus e destruição de microrganismos patogênicos. É feito através de meio físico ou preparações químicas.

 

  • Artigos não críticos: são aqueles que entram em contato com a pele intacta e que sofrem limpeza. O processo de limpeza tem como finalidade a remoção de material estranho dos instrumentos. Deve ser feito na fase de pré-embebição, onde coloca-se os equipamentos utilizados no atendimento em uma bandeja com tampa que contém detergente enzimático.


Conhecer a terminologia e o processo de cada uma dessas assepsias é essencial para que não haja grandes riscos de contágio ao cliente.

Tags: esterilização, podologia

Comentários

Escreva o comentário

BLOG

LEIA MAIS

 

AGENDA

ACESSE

REVENDEDOR

ACESSE

VALE PRESENTE

LEIA MAIS