Dor muscular: o que fazer para melhorar?

Dor muscular: o que fazer para melhorar?

Publicado: 10/11/2017

Você foi na academia e no dia seguinte acordou com dor no corpo? Passou a semana trabalhando no computador e num dia desses levantou da cama com aquele peso nos ombros? Pois é, a dor muscular normalmente é causada pela inflamação das fibras musculares, e isso acontece quando o músculo fica contraído por muito tempo. Pode acontecer durante o exercício físico ou depois de uma situação tensa. A boa notícia é que alguns cuidados simples podem aliviar a dor!


Uma dica é tomar um banho morno relaxante. E, depois, apostar em um tratamento mais natural, a base de massagens.Isso porque, quando você se exercita até a exaustão, as fibras musculares ganham pequenos "rasgos". A reação natural do corpo é a inflamação. E a dor… A massagem ajuda a diminuir a quantidade de substâncias produzidas pelo corpo nesse processo. Além disso, ela pode aumentar a quantidade de mitocôndrias no músculo, aperfeiçoando a recuperação dele. A massagem também ajuda a retirar ácido lático, linfa e outras toxinas estagnadas do músculo. E você relaxa, claro!


Mas o que usar para fazer a massagem?


A regra é não fazer a massagem "a seco", pois o atrito das mãos no local pode causar bastante dor. Qualquer hidratante ajuda no deslizamento necessário, mas o ideal é apostar em um produto indicado para alívio muscular, como o HomeoLoção (veja aqui). Ele é um hidratante corporal para todo tipo de pele e contém mentol. O que isso quer dizer? Que tem ação relaxante e ajuda a melhorar a circulação, aliviando as dores musculares! Ideal para dores nas costas, pernas, pés e pescoço. Basta aplicar na região dolorida, e massagear.


Outro produto recomendado é um gel creme, como o Calmavie. Ele pode ser usado tanto para dores musculares como para aquela tensão do dia a dia, que vai se acumulando até causar a dor. O bacana desse produto é que não é gorduroso e também espalha fácil! Contém Arnica e Sálvia, tem fragrância suave e não contém parabenos ou corantes.


Para quem preferir uma ação ainda mais terapêutica, a dica é massagear com óleos essenciais! Eles podem ser muito eficazes, porque tratam a fonte da dor! Para isso, escolha entre os de hortelã, alecrim, lavanda e cravo, que são eficazes para dores musculares. Dilua o óleo essencial em óleo vegetal. Depois, aplique diretamente sobre a área dolorida.


Prontinho. Em breve você estará melhor! É importante lembrar que as dores musculares são comuns e, em geral, passam rápido. Podem envolver vários músculos ao mesmo tempo ou uma região específica. As causas vão de lesão a estresse. Também é possível que a dor apareça por conta de uma gripe ou outros problemas de saúde, como a fibromialgia.


Mas, não esqueça: algumas substâncias também podem desencadear um corpo dolorido… É o caso de drogas ou medicamentos. Se a dor muscular persistir por mais de uma semana, procure um médico!



Tags: dor muscular, dor, saúde, tratamento, massagem, cuidados, muscular

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Notícias H-Multi