O que é Microbiota?

O que é Microbiota?

Publicado por: Regina Publicado: 26/04/2022 Visitas: 99 Comentários: 0

O que é Microbiota?

Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? E que a Microbiota da pele é o conjunto dos microrganismos vivos, como bactérias, fungos e vírus, que têm a missão de manter a saúde não apenas da pele, mas do nosso organismo, agindo como regulador ativo do sistema imunológico humano?

O que significa que não são todos os fungos, bactérias e vírus que prejudicam o corpo humano.

O desenvolvimento da microbiota começa a partir do nascimento. A microbiota sofre modificações por fatores internos, como: idade, sexo, aspectos genéticos e do sistema imunológico. Além disso, há modificações pelos fatores externos, como: ambiente, higiene, uso de medicamentos e estilo de vida.

Temos mais de 10 trilhões de microrganismos espalhados pelo organismo, um exército com a missão de manter a saúde do corpo. Na pele, em especial, as consequências dessas modificações, da perda e disseminação desses micro-organismos formadores da microbiota, são visíveis.

Legal né? Em pensar que tudo isso está acontecendo em nossa pele!
E assim, a pele é formada por camadas, que formam essas barreiras de proteção, são elas:

• uma barreira física que protege os órgãos internos do ambiente externo;
• uma barreira química: seca e rica em sais e em compostos ácidos, a pele é um ambiente hostil para muitos microrganismos;
• uma barreira imunitária, graças às células de defesa da pele que evitam a colonização e a infecção por micróbios patogênicos.

Essas barreiras da pele possuem a microbiota.

A microbiota da pele influência em:
• Ressecamento;
• Acne;
• Envelhecimento;
• Psoríase;
• Dermatite atópica/eczema;
• Dermatite seborreica;
• Vitiligo;
• Rosácea;
• Câncer de pele;

Focando nos pés
A pele na planta dos pés contém mais células adiposas (células que contém mais gordura) nas camadas mais profundas da pele, do que na maioria das outras partes do corpo. Isto ocorre porque os pés necessitam de acolchoamento extra e absorção de choques.

Os pés frequentemente são submetidos a pressões, tais como o atrito de sapatos apertados ou inadequados, e intensas caminhadas ou corridas. E apesar desse “recheio acolchoado extra”, o excessivo atrito, pode danificar a função da barreira da pele, causando o seu ressecamento.

É muito importante, manter a microbiota da pele sempre saudável, com os microrganismos equilibrados e presentes.

Uma dica é usar um bom hidratante, de preferência que sua fórmula tenha essa ação regeneradora da microbiota.

Pensando nisso a HMulti buscou ativos inteligentes e naturais que possuem essa ação, e assim surgiu o homeopast Tripla Ação – Toque Seco, um creme hidratante vegano, indicado para os pés e áreas mais ressecadas do corpo, como (pés, mãos, cotovelos, joelhos e calcanhares), que possibilita essa recuperação e equilíbrio da microbiota, mantém a emoliência da pele, além e regular a sudorese.

Agora que sabemos a importância da pele e de sua microbiota, é só não de se descuidar e cuidar de você!

*Lembrando que é sempre válido e importante um acompanhamento com dermatologista e no cuidado dos pés com um profissional da podologia.

Fonte:

https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/como-manter-a-barreira-da-pele-saudavel-dermatologista-entrega-4-habitos-principais_a7320/1

https://www.eucerin.com.br/sobre-pele/conhecimentos-basicos-sobre-a-pele/a-pele-nas-diversas-partes-do-corpo

http://www.nutrircomciencia.com.br/microbiota-e-pele/

https://revistamarieclaire.globo.com/Beauty-Tudo/noticia/2021/06/beleza-da-pele-x-microbiota.html

https://visto.bio/blogs/blog/microbiota-da-pele

Tags: microbiota, pele, pés, cuidado, hidratação, cuidar

Produtos relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Blog

Leia mais

 

Agenda

Acesse

Revendedor

Acesse

Vale presente

Acesse

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.