O uso do esmalte faz mal a saúde?

O uso do esmalte faz mal a saúde?

Publicado por: Ana Publicado: 27/01/2020 Visitas: 73 Comentários: 0

O uso do esmalte em si não faz mal a saúde, porém o perigo de manter o esmalte por muito tempo é que o pigmento no esmalte pode penetrar nas poucas camadas superiores da unha e secar, diz o Dr. Rowland. Quando isso acontece, leveduras, bactérias, mofo e bolor podem se desenvolver por baixo da unha, o que pode levar a problemas a longo prazo.

Suas unhas precisam respirar

"Quando o esmalte é deixado por um período prolongado, algo chamado granulação de queratina pode se desenvolver", de acordo com a dermatologista e especialista em unhas Dr. Dana Stern. "São manchas brancas e ásperas na unha que se formam quando o esmalte é removido junto com as camadas superficiais das células das unhas".

A realidade é que as unhas não "respiram", pois recebem seus nutrientes e oxigênio da corrente sanguínea e não do ar. A solução é dar um "feriado para o esmalte", que deve durar pelo menos três semanas, dependendo da gravidade dos danos.

Para pintar uma imagem mais clara de como as unhas funcionam, a dermatologista sugere visualizar as células que compõem a unha como semelhantes às telhas de um telhado. "Esses azulejos são feitos de proteínas, especificamente queratina, assim como nossos cabelos", disse Stern. "Essas células são muito delicadas e podem ser danificadas com a exposição prolongada a certos produtos químicos".

ACETONA, vilã ou mocinha?

O culpado químico mais comum dos danos nas unhas: acetona .

"Um solvente forte que geralmente é usado para remover o esmalte, a acetona seca esses delicados onicócitos, fazendo com que se separem, se dividam, descascam e quebrem", explicou Stern.

Solucionando o problema...

Evite produtos químicos agressivos, verifique. evite acrílicos, mantenha uma alimentação saudável e tenha sempre na bolsa um hidratante para as unhas como o Hemolien e um para as mãos como o HomeoCreme.  

Fonte:
https://www.huffpostbrasil.com/entry/do-nails-breathe_n_7087158

https://health.clevelandclinic.org/why-you-should-give-your-toenails-a-break-from-polish/
https://www.thelist.com/25021/10-mistakes-destroying-nails/?utm_campaign=clip

 
 

Tags: unha, esmalte, acetona, hemolien, homeocreme

Comentários

Escreva o comentário

BLOG

LEIA MAIS

 

AGENDA

ACESSE

REVENDEDOR

ACESSE

VALE PRESENTE

LEIA MAIS