O que é aromaterapia?

O que é aromaterapia?

Publicado por: Ana Publicado: 18/04/2019 Visitas: 132 Comentários: 0

A aromaterapia é a arte e a ciência da terapêutica pela utilização de substâncias aromáticas naturais, os óleos essenciais, em diversas formas de aplicação, como massagens, banhos, inalações, compressas, uso tópico, etc., para auxiliar na cura de sintomas físicos, emocionais e espirituais.

O que são Óleos Essenciais?

São substâncias naturais, destiladas das essências que as plantas produzem. É um produto obtido através de hidro destilação, destilação a vapor ou pelo processamento mecânico de cascas de frutos cítricos, ou ainda a destilação a seco de materiais naturais. Possuem volatilidade a temperatura ambiente, fragrâncias variadas, de acordo com as plantas que as produzem, responsáveis pelos odores aromáticos que nelas encontramos.

Estas substâncias podem ser encontradas nas flores, nas folhas, nos caules, nas hastes, nas cascas ou nas raízes. São constituídos por centenas de substâncias diferentes, podendo conter de 20 até mais de 300 destas substâncias (chamadas de ativos químicos), como moléculas de terpenos e terpenóides. Só a cromatografia pode identificar esses ativos.

Diferença entre óleos essenciais e essências

Os aromas naturais são extraídos diretamente das plantas, seja de sua raiz, de seu caule, de sua semente, de sua folha, de sua flor ou de seu fruto. Estes são conhecidos como ÓLEO ESSENCIAIS, possuem propriedades e ação terapêuticas, além de propriedades farmacológicas, e seu aroma é característico de acordo com a planta de onde foi extraído.

Os aromas sintéticos (essências) são desenvolvidos em laboratório e podem muitas vezes reproduzir com perfeição o aroma de couro novo ou de um pão recém-saído do forno. Estes são substâncias mais baratas e agem apenas em nossa memória olfativa, já que não possuem ação terapêutica.

O que são Óleos Vegetais?

São os óleos graxos, chamados carreadores, prensados à frio, de nozes, sementes, etc.
São utilizados em Aromaterapia para conduzir os Óleos Essenciais através de massagens, para a epiderme, derme, corrente sanguínea e linfática. São os veículos que “carregam” os Óleos Essenciais para dentro do nosso organismo, pois os Óleos Essenciais possuem partículas pequenas e voláteis que, ao contato com a pele, evaporam rapidamente, não dando tempo de penetrar em nosso organismo.

Por: Sâmia Maluf 
Formada em Psicologia, mas foi na Aromaterapia e na Aromacologia que ela se tornou mais conhecida, já que realiza consultoria para empresas e spas em todo o Brasil e em outras localidades do mundo. Palestrante, Professora e Aromaterapeuta, Sâmia ministra cursos em todo o país, ensinando o uso dos Óleos Essenciais e Vegetais puros em benefício da saúde e da estética.

Tags: aromaterapia, lavanda, óleos essenciais, óleo vegetal, carreadores

Comentários

Escreva o comentário

BLOG

LEIA MAIS

 

AGENDA

ACESSE

REVENDEDOR

ACESSE

VALE PRESENTE

LEIA MAIS