Óleos essenciais para tratar as doenças mais comuns do outono/inverno

Óleos essenciais para tratar as doenças mais comuns do outono/inverno

Publicado por: Ana Publicado: 05/06/2020 Visitas: 318 Comentários: 0

A maioria das pessoas sabe como é ficar resfriado e se esforça ao máximo para encontrar remédios. Uma alternativa para isso são os tratamentos naturais a base de óleo essencial que além de tratar podem encurtar a duração do resfriado.

Benefícios

  1. Os óleos essenciais podem servir como uma alternativa aos medicamentos.
  2. Certos óleos podem ajudá-lo a dormir, o que pode reduzir o risco de resfriado.
  3. Alguns óleos podem ajudar a tratar infecções virais, enquanto outros podem reduzir a febre

Gripe e resfriado

O óleo de eucalipto possui propriedades antivirais e antimicrobianas. Historicamente, essas propriedades são usadas para tratar o resfriado comum. Ele contém componentes que combatem com segurança o vírus e problemas respiratórios, como bronquite.

Testes de laboratório descobriram que o óleo de eucalipto foi capaz de se livrar de vários germes que causam doenças nas pessoas, isso inclui bactérias que causam infecções na garganta 

Quando inalado pelo sistema respiratório, acredita-se reduzir os espasmos musculares que podem restringir as vias aéreas e dificultar a respiração. Diz-se também que é um expectorante suave e promove a drenagem de seios congestionados.

Modo de usar

Pingue de 3 á 5 gotas do óleo essencial de Eucalipto em 2 litros de água quente, cubra a cabeça e inale o vapor. Faça isso pelo menos 2 vezes ao dia.

Reduzir a febre

O óleo essencial de hortelã-pimenta pode ser usado para ajudar a refrescar a pele e o corpo quando você está com febre.  Ele contém mentol, um componente que funciona para esfriar o corpo quando é colocado na pele.

Pomadas para gripes e resfriados com mentol, são frequentemente esfregadas no peito e nas costas por esse motivo. O óleo de hortelã-pimenta também demonstrou reduzir náuseas e vômitos que podem estar associados à doença.

Modo de usar:

Misture 1 gota de óleo essencial de hortelã-pimenta em uma colher de sopa do óleo vegetal de amendôas e aplique essa mistura na parte de trás do pescoço, testa e sola dos pés. 

Tosse com catarro

O óleo essencial de Alecrim possui um componente importante conhecido como cineol, esse componente possui propriedades antibacterianas e expectorante que é capaz de suprimir a tosse, ele também é excelente para eliminar o catarro e ajudar a diminuir a dor.

Modo de usar:

Faça uma inalação com o óleo de Alcrim, aplicando uma gota do mesmo na água em temperatura ambiente em um inalador ou nebulizador.

Tosse seca

O óleo essencial de Cipreste contém propriedades antitussígenas que são muito utilizadas em fármacos para o tratamento da tosse, além disso, ele também é muito potente para amenizar os problemas respiratórios.

Modo de usar:

Para tosse seca, em um recipiente com 1L de água morna, misture 5 gotas de Cipreste; Depois umedeça uma toalha pequena na água e coloque sobre a garganta até perceber que a mesma está perdendo o calor, faça isso durante 10 minutos.

Cuidado!

​​​Os óleos essenciais são geralmente seguros quando usados ​​em doses baixas, mas são potentes e devem ser usados ​​com cuidado. Você não deve ingerir óleos essenciais. Quando usado sem diluir a pele, os óleos essenciais podem causar queimaduras, inflamação, coceira e erupção cutânea. Para reduzir o risco de irritação, dilua os óleos essenciais com um óleo transportador, como:

Antes de usar óleos essenciais em crianças, bebês e gestantes é melhor consultar um médico.

Fontes:
https://www.healthline.com/health/cold-flu/essential-oils-for-colds#risks-and-warnings

https://www.healthline.com/health/essential-oils-for-fever#:~:text=Eucalyptus%20oil,that%20cause%20illness%20in%20people.
https://www.verywellhealth.com/steam-inhalation-with-eucalyptus-essential-oil-88169

 

 

Tags: gripe, resfriado, catarro, tosse, dor de garganta, tosse seca, remédio, óleo essencial, aromaterapia, oleo essencial, tratamento natural, hortelã-pimenta, alecrim, eucalipto

Produtos relacionados

Comentários

Escreva o comentário

BLOG

LEIA MAIS

 

AGENDA

ACESSE

REVENDEDOR

ACESSE

VALE PRESENTE

LEIA MAIS