Tipos de pés e pisada. Você sabe qual é o seu?

Tipos de pés e pisada. Você sabe qual é o seu?

Publicado por: Marianna Publicado: 12/04/2022 Visitas: 150 Comentários: 0

Tipos de pés e pisada. Você sabe qual é o seu?


Os pés são aqueles que nos sustentam todos os dias, aguentam o peso de nosso corpo.
Já sabemos o quanto é importante cuidar da saúde de nossos pés por meio da hidratação, lixar corretamente e cuidar das unhas. E a importância de um acompanhamento com o profissional da podologia para mantê-los saudáveis.

Mas você sabia os pés não são iguais em sua anatomia e há 3 tipos de pisada?

Conhecer o seu tipo de pé e pisada, isso irá te ajudar a evitar problemas ortopédicos e musculares.

Tipos de pés

Pé Normal

Pé Plano ou Chato

Pé Cavo

 

Tipos de Pisada

Pisada neutra

A pisada neutra caracteriza-se por usar a parte da frente do pé para impulsionar o passo. Ou seja, ela possui um posicionamento que favorece a distribuição de peso do corpo de maneira bem equilibrada. É um tipo bastante comum de pisada encontrado na população mundial (e considerado o tipo mais correto pelos ortopedistas).

Esse tipo de pisada começa com um impulso na parte de fora (externa) do calcanhar e faz o pé girar ligeiramente para dentro, terminando com o centro da planta do pé.

Pisada pronada

A pisada pronada é a mais comum entre atletas, é quando a parte interna do pé encosta no chão primeiro para fazer o apoio do peso do corpo.

Nessa pisada, o pé ao tocar o chão com a parte externa do calcanhar faz uma rotação considerável para dentro, terminando a passada próximo ao dedão. Quem tem esse tipo de pisada, pode perceber um desgaste maior na lateral interna dos calçados que usa.

Pisada supinada

Pisada supinada tem por característica ser o oposto da pisada pronada. Ou seja, o impulso se dá usando a parte externa do pé. Poucas pessoas tem esse tipo de pisada e costuma ser em quem tem o tipo de pé cavo.

Essa pisada tem a passada no calcanhar e termina no dedinho mínimo, mantendo o lado externo do pé sempre em contato com o chão. Um detalhe de quem tem essa pisada, por exemplo, os tênis de atletas com essa pisada irão aparentar mais gastos no lado de fora.

É importante entender que, dependendo do tipo de pisada, lesões podem surgir (principalmente em praticantes de corrida), mas isso pode ser facilmente resolvido com o calçado correto.

Para identificar o seu tipo de pisada, procure um médico ortopedista para que ele possa fazer o diagnóstico preciso: assim será mais fácil identificar a palmilha ou calçado adequado, caso necessário.

Cuidado com os pés é saúde. Cuide sempre dos seus pés.wink

 

Fonte

https://www.atletis.com.br/tipos-pisada-supinada-neutra-pronada

https://iocb.com.br/artigos/entenda-as-diferencas-entre-os-tipos-de-pisada

https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/08/cuidar-da-saude-dos-pes-ajuda-evitar-dores-e-problemas-futuros.html

Tags: pés, pisada, tipo de pisada, cuidado, tratar, conhecer, corpo, andar, cuidar

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Blog

Leia mais

 

Agenda

Acesse

Revendedor

Acesse

Vale presente

Acesse

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.