Verruga plantar: causas, sintomas e tratamento

Verruga plantar: causas, sintomas e tratamento

Publicado por: Ana Publicado: 28/03/2019 Visitas: 168 Comentários: 0

O que são verrugas plantares?

As verrugas plantares que também são conhecidas como olho de peixe estão localizadas na sola - ou na superfície plantar - do seu pé. Embora nas mãos e em outras partes do corpo possam ter uma grande variação na aparência, as verrugas plantares nos pés têm uma aparência mais consistente, elas são geralmente redondas e você pode confundi-las com um calo.

Causas

São causadas pelo papilomavírus humano (HPV), o vírus ataca a pele na parte inferior dos pés. O HPV prospera em lugares quentes e úmidos, como pisos de vestiários e ao redor de piscinas. Essas pequenas poças na superfície das telhas da piscina são um terreno fértil para o HPV. O vírus é transmitido por contato direto e pode ser captado mais facilmente se você tiver uma abertura ou rachadura na pele.

Sintomas

As verrugas plantares podem ser extremamente dolorosas, um dos primeiros sintomas que você pode notar é dor ou sensibilidade ao pressionar o pé durante a caminhada. Uma vez que a verruga se formou você verá uma mancha plana circular na pele com uma área deprimida no meio, ela pode aparecer amarelada, com uma crosta, ou até mesmo ter uma mancha preta no meio. 

Verrugas X Calos

A verruga no pé muitas vezes pode se parecer com calos que são áreas espessas da pele, mas elas possuem algumas características distintivas que os calos não possuem, entenda essa diferença:

Verruga

  • Interrompe as linhas da pele;
  • Pequeno ponto "semente" preto (suprimento de sangue capilar);
  • Doloroso quando espremido de um lado para o outro;

Calo

  • Linhas de pele continuam através da pele dura e morta;
  • Sem pontos, sem suprimento de sangue;
  • Doloroso quando empurrado diretamente;

Se sua verruga está bem definida, interrompe as linhas naturais da pele e você pode ver um ponto preto, isso irá ajudá-lo a determinar que não é apenas um calo.

Por que as verrugas plantares são difíceis de se livrar?

Você provavelmente já percebeu que as camadas de pele na parte inferior do pé são muito grossas. Essa pele grossa funciona bem para protegê-lo de coisas que possam perfurar o fundo do seu pé, mas, infelizmente, também serve como uma barreira protetora para o vírus HPV.

Tratamento

Para o tratamento de verruga plantar podemos usar o ÓLEO ESSENCIAL DE TOMILHO ou o ÓLEO ESSENCIAL DE CRAVO.
Esses óleos possuem, como químico majoritário, o fenol cujas principais propriedades são: viricida e bactericida tendo uma alta dermocausticidade, ou seja, eles queimam, cauterizam ou carbonizam tecidos orgânicos.

Como aplicar:

Proteger a área ao redor preferencialmente com óleo mineral, e aplicar sobre a verruga somente uma gota de óleo essencial 3 vezes ao dia até que verruga seque.

Atenção: Aplique somente 1 gota com a área ao redor protegida com óleo mineral ou creme (HomeoCreme por exemplo).

Procure um podólogo!

Se você tem alguma dúvida do que te incomoda na parte inferior do seu pé é uma verruga plantar, ou caso você perceba que a verruga mudou de aparência, cor, se estiver sangrando ou se tiver múltiplas verrugas procure um podólogo para uma avaliação e diagnóstico. Além disso, se você tiver diabetes, sensação ruim em seus pés, ou um sistema imunológico enfraquecido, você também deve buscar a avaliação de um profissional.

Fontes:

https://rightasrain.uwmedicine.org/well/health/plantar-wart-removal
https://www.verywellhealth.com/photos-of-plantar-warts-on-feet-4143122
https://www.healthline.com/health/skin-disorders/plantar-wart

Tags: verruga plantar, verrugas plantares, olho de peixe, calos, calosidades, dor plantar, tratamento, causas, o que é verruga plantar

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

BLOG

LEIA MAIS

 

AGENDA

ACESSE

REVENDEDOR

ACESSE

VALE PRESENTE

LEIA MAIS