Você sabia que os pés podem ter relação com a dor no joelho?

Você sabia que os pés podem ter relação com a dor no joelho?

Publicado por: Ana Publicado: 08/03/2021 Visitas: 227 Comentários: 0

As causas da dor no joelho podem ser agudas ou repentinas no início, um exemplo de lesão aguda e súbita pode ser uma ruptura dos ligamentos ou da cartilagem durante a prática de esportes. Outros problemas nos joelhos podem ser crônicos e se desenvolver por um longo período de tempo. Um exemplo de dor crônica no joelho inclui a osteoartrite, que surge gradualmente ao longo dos anos.

Como os pés podem causar dor no joelho?
O alimento anormal do pé e da perna podem ser responsáveis pela dor no joelho, veja a seguir:

Pés excessivamente pronados
Comumente conhecidos como 'pés chatos', os pés pronados podem levar a rotação interna excessiva da perna ao mesmo tempo em que a coxa gira na direção oposta com as forças produzidas durante a caminhada ou correndo. O joelho é a área que, portanto, deve absorver essas forças de torção e, portanto, lesões devido a tensão ou força excessiva podem ser o resultado final. Pés excessivamente pronados podem resultar em uma posição de "joelhos virados", o que pode contribuir para que vários músculos exerçam suas forças em direções anormais.

Pés com dores altas anormais
Pés supinados e arqueados, ou pés que rolam excessivamente, não permitem a flexão normal do joelho durante a caminhada. Esse tipo de pé costuma ser acompanhado de um valgo do antepé, que também pode alterar a mecânica e as forças no tornozelo e na articulação do joelho. Neutralizar essas mecânicas anormais de pés e pernas pode ajudar a reduzir as forças prejudiciais na articulação do joelho.


Onde posso obter ajuda para dor no joelho?
Através de uma avaliação com o Podólogo você pode receber um diagnóstico e tratamento para esse problema.

Inclusive, os Podólogos costumam ver lesões do tipo de uso excessivo crônico, em que a dor se desenvolve gradualmente ao longo de vários meses ou anos.

Alguns exemplos comuns de dor no joelho que podem ser tratadas por um Podólogo:

Síndrome da Dor Patelofemoral - A pronação excessiva dos pés pode fazer com que os joelhos girem internamente, o que move ambas as pernas para uma posição mais semelhante a uma "joelhada". Isso pode fazer com que o tendão da rótula seja puxado na direção errada. A rótula, então, acompanha áreas da articulação do joelho que normalmente não deveria fazer e, eventualmente, isso pode resultar em lesões e dor. A dor geralmente é sentida com atividades com os joelhos flexionados, como agachar e subir escadas.

Síndrome da banda iliotibial - uma banda de tecido espesso que desce pela parte externa da coxa e que atravessa o lado externo da articulação do joelho é a banda iliotibial. A pronação excessiva do pé e a subsequente rotação interna da perna podem causar irritação e inflamação ao redor da rótula. A dor geralmente é sentida na borda externa da articulação do joelho.

Doença de Osgood Schlatter - geralmente afeta adolescentes e é uma inflamação da placa de crescimento da tíbia (osso da perna), que está situada logo abaixo da rótula.

Condromalácia patelar - esta é uma forma de desgaste da cartilagem atrás da rótula que pode ocorrer com rastreamento e alinhamento anormais da rótula ou patela.

Fonte: https://posturepodiatry.com.au/knee-pain-are-my-feet-to-blame/

 
 

Tags: dor no joelho, artrite, joelho, pés chatos, pes chatos, lesão no joelho, pé pronado, pe pronado, pé supinados, pe supinado, pé arqueado

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Blog

Leia mais

 

Agenda

Acesse

Revendedor

Acesse

Vale presente

Acesse