Como prevenir doenças virais com óleos essenciais

Como prevenir doenças virais com óleos essenciais

Publicado por: Marianna Publicado: 13/05/2022 Visitas: 40 Comentários: 0

Como prevenir doenças virais com óleos essenciais

Há vários estudos referente ao uso dos óleos essenciais como mecanismo de defesa de doenças virais. Nos séculos XVI e XVII durante a peste negra, os médicos usavam dentro da máscara uma solução de vinagre com plantas aromáticas ricas em óleos essenciais, como canela, louro, cravo-da-índia, entre outros, para evitar contrair a moléstia. E essa solução ficou conhecida como “sinergia dos quatro ladrões” porque foi usada por assaltantes nesse período, para entrar nas casas dos moribundos e saqueá-las, sem contraírem a doença.


Séculos depois, estudos científicos mostraram o potencial presente nesses óleos para matar o vírus da herpes, da influenza e do ebola.
Em 2008, uma pesquisa italiana demonstrou in vitro considerável eficácia do óleo essencial de louro, na diluição de apenas 0,012%, no combate ao coronavírus do tipo SARS-CoV-1, que causa síndrome respiratória aguda grave e antecede a Covid-19 e o SARS-CoV-2, para os quais o óleo de louro ainda não foi estudado.
“Em 2019, nos EUA, um estudo3 demonstrou que o eugenol, principal componente do óleo essencial de cravo-da-índia, apresentou potente ação antiviral ante o ebola, vírus que, como os coronavírus, possui grande potencial de infecção devido à presença de espículas ao seu redor que carregam proteínas que se ligam a receptores nas células, abrindo as portas para o vírus”.


Atualmente se fala muito de proteção e aumento da imunidade, por causa da pandemia relacionada ao Covid-19.
Especialistas apontam que “no caso da Covid-19, a proteína “S”, presente nas espículas do vírus, possuem alta afinidade pelo receptor da enzima de conversão de angiotensina (ECA2), via pela qual esse vírus invade as células do pulmão, provocando a infecção. Esse receptor está presente em inúmeros tipos de células do corpo, desde pulmões, rins, intestinos e sistema nervoso, e, dentre várias funções, interfere no controle da pressão sanguínea”.


Como podemos utilizar a aromaterapia de forma segura e nos beneficiar em relação a doenças virais?


Para aumentar a imunidade, uma listinha de óleos essenciais:


Óleo essencial de Melaleuca (Tea Tree)
Antifúngico, anti-infeccioso, antisséptico, antiviral, bactericida, estimula o sistema imunológico, radioprotetor. É considerado um dos óleos essenciais mais poderosos como antiviral.


Óleo essencial de Tomilho
Antibacteriano, antifúngico, antiviral, muco lítico, expectorante, broncodilatador, imunoestimulante, neuro tônico.
É rico em fenóis (soldados que ajudam a combater viroses e infecções com efeito imediato).


Óleo essencial de Eucalipto Globulus
Antibacteriano, antifúngico, antiviral, muco lítico, expectorante, descongestionante das vias respiratórias.

Forma se uso dos óleos essenciais: Use com Difusor pessoal (colar) ou Difusor de ambiente. Não passe direto na pele.

Obs: A aromaterapia é um tratamento complementar e/ou preventivo que não substitui o tratamento médico. Indicamos sempre que caso tenha sintomas, queixas, procure um profissional da saúde.

Fonte:
Óleos essenciais para aumentar a imunidade e se proteger
O poder antiviral dos óleos essenciais | Blog SerEssencial - Aromaterapia
O potencial dos óleos essenciais na pandemia

Tags: óleos essenciais, aromaterapia, cuidado, proteção, imunidade, saúde

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Blog

Leia mais

 

Agenda

Acesse

Revendedor

Acesse

Vale presente

Acesse

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.