A Podologia no Futebol
A Podologia, com as exigências e frequência da prática da atividade físico-esportiva vai, gradativamente, sendo direcionada para os diferentes grupos de praticantes, sejam eles da forma recreativa, amadora ou profissional competitiva.
Em qualquer das modalidades praticadas o objetivo é a manutenção do condicionamento físico, redução dos riscos de doenças cardiovasculares, pulmonares, articulares e metabólicas, além do controle de peso corporal muitas vezes responsável por grande parte destas.
O cuidado com o corpo passa pela atenção e cuidado com os pés. Esta fantástica estrutura terminal dos membros inferiores, têm sobre si o peso corporal aumentado em 1,5 vezes enquanto caminhamos e até 8 vezes durante uma corrida. Por conta desta sobrecarga esta estrutura merece tanta atenção quanto as demais partes do corpo.
O corte adequado das unhas, a melhor distribuição de peso corporal dentro do padrão plantar para prevenir a formação de calos e calosidades, bolhas de atrito e outros desconfortos, passam pela manutenção programada e hidratação frequente. Mas na pratica esportiva profissional/competitiva há uma constante preocupação com as substâncias consideradas dopantes. O uso de produtos nos procedimentos e na hidratação passa pela segurança dos componentes e princípios ativos para que estes não interfiram no desempenho e performance do atleta visto como Doping.
Por isso o conhecimento mínimo de farmacologia e cosmetologia se faz necessário prevenindo assim possíveis interações medicamentosas ou reações dermatológicas locais ou sistêmicas. Na pratica do esporte profissional o departamento médico dispõe da relação de substâncias proibidas ou considerada dopantes fornecida pela comissão antidoping e pelas federações.
Quando necessária a utilização toda e qualquer intervenção deve ser autorizada pelo profissional médico responsável com a comunicação deste ao órgão de controle competente (comissão Antidoping).
Podologia Saúde para os pés com conhecimento e responsabilidade.
Ezequiel Rocha.