Aromaterapia no auxilio da ansiedade

Aromaterapia no auxilio da ansiedade

Publicado por: Regina Publicado: 09/11/2022 Visitas: 1008 Comentários: 0

A Aromaterapia é basicamente uma terapia complementar natural. Pela etimologia (origem da palavra) significa o tratamento pelo aroma.
Seu estudo e uso, vem das antigas civilizações, como a egípcia, a chinesa, a grega, a romana e a indiana.

Por meio de concentrados vegetais extraídos de flores, folhas, frutas e raízes, que são concentrados voláteis e naturais, temos os óleos essenciais. Neles encontra-se propriedades que estimulam as células nervosas, assim áreas de nosso cérebro relacionadas às emoções e reações fisiológicas são ativadas.

Há diversos óleos e diversas formas de utilizá-los, como por banhos aromáticos, massagem, difusores, compressa, inalação e aplicação tópica.

Ansiedade
Todos nós temos ansiedade, afinal de contas é uma reação natural de nosso corpo, organismo em algumas situações, como antes de uma entrevista de emprego, antes de uma apresentação, nascimento de um filho ou uma viagem. Porém há dois tipos de ansiedade, essa que todos nós temos, normal do dia-a-dia em determinadas situações, e a ansiedade patológica, que é o transtorno de ansiedade.

O Brasil é considerado o país mais atingido pela ansiedade patológica (transtorno de ansiedade). Em 2019 segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil havia cerca de 10% da população (18.6 milhões de brasileiros) conviviam com a doença, e com a pandemia esse número aumentou significantemente.

O transtorno de ansiedade é classificado como uma doença mental, caracterizado pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva.
Nesse caso, o nível de ansiedade é desproporcional ao acontecimento gerador do transtorno, dessa forma persiste e tem difícil controle. O que causa muito sofrimento e interferência na qualidade de vida de quem a tem, muitas vezes causando até mesmo limitações cotidianas. Provoca inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono.

Outros sintomas que podem estar associados com o transtorno de ansiedade são dor de cabeça, náuseas, sudorese, taquicardia, falta de ar, tremor, palpitações e aperto no peito.

E como a Aromaterapia e os óleos essenciais podem auxiliar na ansiedade?
Algumas propriedades presentes em alguns dos óleos essenciais, tem efeito tranquilizante, calmante, analgésico, é preciso encontrar o que se adapta melhor pra você.

Conheça os mais indicados para o transtorno de ansiedade.

• Lavanda
Popularmente conhecida como relaxante, cada vez mais ganha espaço nos produtos voltados ao bem estar e a saúde. Suas propriedades acalmam, afetando ao sistema límbico (parte do sistema nervoso que controla as emoções). Por isso é indicado para ansiedade e depressão.

• Bergamota
Com aroma cítrico presente, foi comprovado que seu óleo essencial melhora o humor, revitalizante, ele reduz a fadiga e diminui os níveis dos hormônios do estresse. Assim, tem propriedades calmantes e que melhoram o humor.

• Gerânio
Seu óleo essencial com aroma levemente doce, tem propriedades também ajuda em relação a ansiedade e também diminui a pressão arterial diastólica.

A HMulti acredita em produtos com compostos naturais, que não agridem o meio ambiente e quem utiliza, Além de ter uma linha composta por produtos, em sua maioria vegana, com óleos essenciais na composição. Também trabalha com produtos de Aromaterapia, inclusive óleos essenciais, pode conferir no site:

 

Óleos Essenciais

*Lembrando que sempre indicamos que consulte um profissional aromaterapeuta para indicar o óleo essencial e a forma mais indicada pra você, além de tratamentos terapêuticos, com profissionais.

Fonte:

Ansiedade (transtorno de ansiedade generalizada) | Drauzio Varella

Os 7 óleos essenciais para a ansiedade

18 tipos de óleo essencial para ansiedade - eCycle

Ansiedade: Brasil tem maior índice de pessoas com transtorno no mundo

Casos de ansiedade e depressão cresceram 25% durante pandemia, diz OMS

Tags: aromaterapia, terapia, oleo, oleo essencial, ansiedade, depressão

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Blog

Leia mais

 

Agenda

Acesse o Portal

Revendedor

Acesse

Galeria de Imagens
Acesse

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.