Cuidados diários com você: sabia que pode ajudar no diagnóstico de doenças graves além do câncer de mama ?
Cuidados com o nosso corpo devem estar sempre em primeiro lugar nas tarefas do dia-a-dia. E não por conta de estética, mas por saúde! Muitas doenças podem ser prevenidas com atitudes simples, durante o banho ou ao passar um óleo no corpo, por exemplo. É o caso do câncer de pele não melanoma, o mais frequente entre as mulheres brasileiras segundo o INCA, Instituto Nacional de Câncer.
Para prevenir essa doença, o INCA recomenda evitar a exposição ao sol das 10h às 16h e utilizar filtros solares com fator de proteção 15 ou mais, além de roupas, chapéus, guarda-sol e óculos escuros. E como detectar? Prestando atenção à sua pele, diariamente. Percebendo qualquer coisinha diferente, marque dermatologista!
O segundo tipo de câncer que mais atinge as brasileiras é o câncer de mama, que neste mês recebe atenção especial do Outubro Rosa, um movimento que visa atentar a população, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Segundo o INCA, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: prática de atividade física regular, alimentação saudável, peso corporal adequado, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar.
Para o diagnóstico precoce do câncer de mama, a recomendação é realizar exames regulares, incluindo o autoexame, em casa mesmo! A dica é escolher aquela hora do dia em que você está mais tranquila. À noite? Antes, durante ou depois do banho? Ao acordar? Para aprender como fazer o autoexame, veja aqui no site do Instituto Brasileiro de Câncer de Mama. E lembre-se, seja com o câncer de mama ou de pele, os cuidados com a sua saúde não tem preço.