Fascite plantar: Qual relação à dor no calcanhar tem com as suas emoções?
O que é fascite plantar?
O ligamento da fáscia plantar é um tecido fibroso que liga o osso do calcanhar aos dedos dos pés enquanto apoia o arco do pé. Ele serve como o 'amortecedor' para os nossos pés, mantendo as estruturas juntas e mantendo-as fortes. Se você forçar a fascia plantar, o ligamento ficará fraco, inchado e irritado (inflamado), fazendo com que seu calcanhar ou a parte inferior do pé fiquem feridos quando você ficar em pé ou andar.
Seu corpo responde à maneira como você pensa, sente e age!
Quando você está estressado, ansioso ou chateado, seu corpo tenta lhe dizer que algo não está certo. Se você tem sido o suporte de várias situações que acontecem na sua vida e isso tem te deixando constantemente irritado, este padrão de pensamento repetitivo pode inflamar a fáscia plantar.
Se você tem fascite plantar, é provável que não seja capaz de se exercitar até que o tecido inflamado se cure. Você é deixado para cuidar de si mesmo, sem poder cuidar de tudo e todos ao seu redor ao mesmo tempo. Pense no estresse de ser o apoio para os outros sem ter suporte adequado para si mesmo!
Emoções X Fascite Plantar
Aqueles que têm fascite plantar estão na verdade, exercendo autocontrole. Eles têm um medo enorme do que poderia acontecer se eles entregarem o controle, deixando-os frustrados, em conflito e irritados com o que está ocorrendo em suas vidas.
De acordo com o Dr. Michael J. Lincoln, que escreveu Mensagens do Corpo, o componente emocional dos músculos da panturrilha inclui ter um medo dramático do futuro, juntamente com a ansiedade. Especificamente, eles temem agir e seguir adiante, preocupados que não têm o que é preciso para se sustentar.
O componente emocional da fascite plantar no pé direito envolve conflitos profundos sobre como obter apoio, bem como preocupações sobre relacionamentos e comprometimento. Para o pé esquerdo, trata-se de ser prejudicado por questões de vulnerabilidade, sem vontade de receber apoio e de se recusar a permitir que outras pessoas sejam cuidadoras.
Outras causas
Embora as causas de fascite plantar não sejam completamente conhecidas, sabe-se que existem alguns fatores de risco para o desenvolvimento da doença, como:
-
Falta de mobilidade do tornozelo e da fáscia plantar;
-
Falta de alongamento e fortalecimento da panturrilha;
-
Ausência de treinos de equilíbrio (propriocepção);
-
Falta de treinos de força dos quadris e abdômen, (correr “rebolando”);
-
Tênis de corrida sem amortecimento adequado;
-
Calçados do dia a dia duros demais (rasteiras, sapatilhas e sapatênis);
-
Excessos de treinos ou progressões muito abruptas;
-
Ausência de descanso;
-
Persistir correndo mesmo com dor.
Tratamento
O mais importante é descobrir os fatores de risco presentes no seu caso. A avaliação ortopédica é fundamental para tal diagnóstico e para afastar outras causas – a fratura por estresse, por exemplo, pode ter um quadro parecido.
Muitas vezes um exame de imagem como a ressonância magnética se é necessário. A recomendação do uso de medicamentos, fisioterapia e o afastamento dos treinos variam de caso a caso. Porém, quanto antes se procurar ajuda, mais fácil à solução.
Fontes:
- https://bestselfmedia.com/healing-your-feet-plantar-fasciitis/
Maureen Minnehan Jones é uma enfermeira, curadora holística, palestrante e autora de Sabedoria para o bem-estar: curando seus sofrimentos emocionais para que a cura física possa se seguir. - https://www.ativo.com/experts/o-que-e-como-tratar-a-fascite-plantar/