Os benefícios de usar aromaterapia durante o sono

Os benefícios de usar aromaterapia durante o sono

Publicado por: Marianna Publicado: 22/04/2025 Visitas: 28 Comentários: 0

Muito se fala sobre os poderes da Aromaterapia, em vários setores, mas há quem se pergunte, é mito ou verdade? A aromaterapia funciona mesmo?

Afinal o que é aromaterapia?

Aromaterapia é uma prática terapêutica que se utiliza dos óleos essenciais (que são substâncias altamente concentradas extraídas de plantas, flores, frutas, folhas, cascas ou raízes) com o objetivo de promover sensação de conforto, bem-estar físico, mental e emocional por meio do olfato e da absorção pela pele.

E o que a noite de sono tem a ver com ela?

Cerca de 65% dos brasileiros têm algum tipo de distúrbio do sono, segundo a Associação Brasileira do Sono.

Muitos brasileiros dormem menos de 6 horas por noite, o que está abaixo do recomendado (que seriam 7 a 9 horas de sono, para adultos). Entre os maiores distúrbios enfrentados pelos brasileiros na hora de dormir, estão:

  • Insônia dificuldade de pegar no sono, independente do cansaço;
  • Apneia do sono, ronco e sono fragmentado também são bastante comuns.

Distúrbios esses que podem ser causados por fatores como:

  • Estresse e ansiedade;
  • Uso excessivo de telas antes ou na hora de dormir;
  • Horários irregulares;
  • Falta de atividade física;
  • Alimentação inadequada ou refeições pesadas à noite.

Dormir mal traz algumas consequências negativas, como:

  • A diminuição da produtividade e concentração (capacidade cognitiva);
  • Alterações de humor;
  • Risco aumentado de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade;
  • Prejuízo ao sistema imunológico;
  • Cansaço.

Então como a Aromaterapia pode ajudar na qualidade do sono, e assim, em todas essas questões citadas, que uma boa noite de sono nos proporciona?

Um estudo publicado em 2023 na revista cientifica Frontiers in Neuroscience, mostrou que, a inalação de aromas durante o sono pode melhorar a capacidade cognitiva em até 226%. 

O estudo foi realizado com idosos (entre 60 e 85 anos), e envolveu a exposição a aromas de óleos essenciais. Foram divididos em 2 grupos, o grupo que foi exposto a sete aromas diferentes por semana, durante duas horas por noite, usando um difusor aromático, mostrou uma melhoria estatisticamente significativa de 226% no Teste de Aprendizagem Verbal Auditiva de Rey, juntamente com uma melhoria na função de estimulo cerebral.

Essa descoberta trouxe a aromaterapia como uma técnica não invasiva para fortalecer a memória e potencialmente impedir a demência. Ela pode ser usada para melhorar a qualidade do sono, e consequentemente problemas causados pela má qualidade do sono, como o estresse, a depressão, ansiedade, fadiga...

Quais as formas mais comuns de uso dos óleos essenciais:

  • Pela inalação: com difusores de ambiente. (Indicado aprox. 9 gotas);
  • Massagem: Os óleos essenciais devem ser diluídos em (carregadores) uma base, como um óleo vegetal, para aplicação segura na pele;
  • Banhos aromáticos: União do poder da água morna/quente com os benefícios dos óleos essenciais. (Faça a diluição de 5 gotas de óleo essencial, dissolvidas em 1 colher de óleo vegetal);
  • Compressas: Podem ser feitas com panos embebidos em água (quente ou fria) com óleos essenciais diluídos. Elas ajudam a aliviar dores, tensões, inflamações, cólicas, inchaços, entre outros desconfortos, além de promover relaxamento. (Indicado uso de 5 a 10 gotas em meio litro de água);
  • Sprays e roll-ons pessoais: Normalmente já são diluídos, prontos para uso. Mais usado para tratamento de pele, como uma área do corpo específica, exemplo: abaixo dos óleos, nas marcar de expressão...

Claro que é sempre muito importante e recomendado que caso se tenha transtornos na hora de dormir, busque um médico especialista em sono.

Mas a Aromaterapia oferece uma ação terapêutica, 100% natural e acessível.

E para uso com objetivo da melhora do sono e consequentemente dos benefícios que essa melhora nos proporciona, os óleos mais indicados são:

Lavanda: Tem propriedades calmantes, relaxantes, ansiolíticas que agem diretamente na questão de insônia, ajudando a relaxar e a ter um sono reparador.

Copaíba: Tem propriedades calmante e ansiolítica suave, ajudando a reduzir estresse, irritabilidade e ansiedade. Proporciona equilíbrio emocional e de efeito regulador ajudando o corpo a encontrar o equilíbrio de ânimo.

Laranja: Tem propriedades calmante suave, e alegria no aroma, ajuda a desacelerar com leveza, bom para desanuviar do estresse e tensão mental.

Então além de ajudar na qualidade do sono, vai ajudar no foco, produtividade e concentração durante o dia. Além de outras questões que cada um dos óleos essenciais promove melhora, através de suas propriedades.

Legal saber mais sobre o uso dos óleos essenciais e os benefícios que eles podem proporcionar! A HMulti oferece uma variedade de óleos essenciaislink categoria óleos), de qualidade, das melhores marcas do ramo, para que você possa ter os benefícios da natureza com facilidade.

Esperamos que tenha uma ótima noite de sono!

Tags: boa noite de sono, sono, oleos, oleos essenciais, oleos vegetais, carregadores, cognitivos, sono, dormir, dormir bem, aromaterapia

Produtos relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Blog

Leia mais

 

Agenda

Acesse o Portal

Revendedor

Acesse

Galeria de Imagens
Acesse

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.