
Os benefícios de usar aromaterapia durante o sono
Muito se fala sobre os poderes da Aromaterapia, em vários setores, mas há quem se pergunte, é mito ou verdade? A aromaterapia funciona mesmo?
Afinal o que é aromaterapia?
Aromaterapia é uma prática terapêutica que se utiliza dos óleos essenciais (que são substâncias altamente concentradas extraídas de plantas, flores, frutas, folhas, cascas ou raízes) com o objetivo de promover sensação de conforto, bem-estar físico, mental e emocional por meio do olfato e da absorção pela pele.
E o que a noite de sono tem a ver com ela?
Cerca de 65% dos brasileiros têm algum tipo de distúrbio do sono, segundo a Associação Brasileira do Sono.
Muitos brasileiros dormem menos de 6 horas por noite, o que está abaixo do recomendado (que seriam 7 a 9 horas de sono, para adultos). Entre os maiores distúrbios enfrentados pelos brasileiros na hora de dormir, estão:
- Insônia dificuldade de pegar no sono, independente do cansaço;
- Apneia do sono, ronco e sono fragmentado também são bastante comuns.
Distúrbios esses que podem ser causados por fatores como:
- Estresse e ansiedade;
- Uso excessivo de telas antes ou na hora de dormir;
- Horários irregulares;
- Falta de atividade física;
- Alimentação inadequada ou refeições pesadas à noite.
Dormir mal traz algumas consequências negativas, como:
- A diminuição da produtividade e concentração (capacidade cognitiva);
- Alterações de humor;
- Risco aumentado de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade;
- Prejuízo ao sistema imunológico;
- Cansaço.
Então como a Aromaterapia pode ajudar na qualidade do sono, e assim, em todas essas questões citadas, que uma boa noite de sono nos proporciona?
Um estudo publicado em 2023 na revista cientifica Frontiers in Neuroscience, mostrou que, a inalação de aromas durante o sono pode melhorar a capacidade cognitiva em até 226%.
O estudo foi realizado com idosos (entre 60 e 85 anos), e envolveu a exposição a aromas de óleos essenciais. Foram divididos em 2 grupos, o grupo que foi exposto a sete aromas diferentes por semana, durante duas horas por noite, usando um difusor aromático, mostrou uma melhoria estatisticamente significativa de 226% no Teste de Aprendizagem Verbal Auditiva de Rey, juntamente com uma melhoria na função de estimulo cerebral.
Essa descoberta trouxe a aromaterapia como uma técnica não invasiva para fortalecer a memória e potencialmente impedir a demência. Ela pode ser usada para melhorar a qualidade do sono, e consequentemente problemas causados pela má qualidade do sono, como o estresse, a depressão, ansiedade, fadiga...
Quais as formas mais comuns de uso dos óleos essenciais:
- Pela inalação: com difusores de ambiente. (Indicado aprox. 9 gotas);
- Massagem: Os óleos essenciais devem ser diluídos em (carregadores) uma base, como um óleo vegetal, para aplicação segura na pele;
- Banhos aromáticos: União do poder da água morna/quente com os benefícios dos óleos essenciais. (Faça a diluição de 5 gotas de óleo essencial, dissolvidas em 1 colher de óleo vegetal);
- Compressas: Podem ser feitas com panos embebidos em água (quente ou fria) com óleos essenciais diluídos. Elas ajudam a aliviar dores, tensões, inflamações, cólicas, inchaços, entre outros desconfortos, além de promover relaxamento. (Indicado uso de 5 a 10 gotas em meio litro de água);
- Sprays e roll-ons pessoais: Normalmente já são diluídos, prontos para uso. Mais usado para tratamento de pele, como uma área do corpo específica, exemplo: abaixo dos óleos, nas marcar de expressão...
Claro que é sempre muito importante e recomendado que caso se tenha transtornos na hora de dormir, busque um médico especialista em sono.
Mas a Aromaterapia oferece uma ação terapêutica, 100% natural e acessível.
E para uso com objetivo da melhora do sono e consequentemente dos benefícios que essa melhora nos proporciona, os óleos mais indicados são:
Lavanda: Tem propriedades calmantes, relaxantes, ansiolíticas que agem diretamente na questão de insônia, ajudando a relaxar e a ter um sono reparador.
Copaíba: Tem propriedades calmante e ansiolítica suave, ajudando a reduzir estresse, irritabilidade e ansiedade. Proporciona equilíbrio emocional e de efeito regulador ajudando o corpo a encontrar o equilíbrio de ânimo.
Laranja: Tem propriedades calmante suave, e alegria no aroma, ajuda a desacelerar com leveza, bom para desanuviar do estresse e tensão mental.
Então além de ajudar na qualidade do sono, vai ajudar no foco, produtividade e concentração durante o dia. Além de outras questões que cada um dos óleos essenciais promove melhora, através de suas propriedades.
Legal saber mais sobre o uso dos óleos essenciais e os benefícios que eles podem proporcionar! A HMulti oferece uma variedade de óleos essenciais – link categoria óleos), de qualidade, das melhores marcas do ramo, para que você possa ter os benefícios da natureza com facilidade.
Esperamos que tenha uma ótima noite de sono!