
Pés Diabéticos: Prevenção e Cuidados
Como profissionais de cuidados dos pés, é de conhecimento que o cuidado com os pés de pacientes diabéticos é uma das principais preocupações com os pés e busca por cuidados. É uma condição das mais sensíveis e importantes dentro do atendimento de cuidado com os pés, do tratamento a saúde preventiva.
Segundo a IDF (Federação Internacional de Diabetes) 1 em cada 9 pessoas, vive com diabetes.
As complicações decorrentes dessa patologia, como exemplo, a má circulação, comum em portadores de diabetes, tornam os pés especialmente vulneráveis a feridas, infecções e, nos casos mais graves, resultam em amputações.
Dados de 2023 e 2024 mostram uma alta significativa, com mais de 28 amputações relacionadas ao diabetes, por dia, no Brasil, segundo a AMB (Associação Médica Brasileira). As amputações acontecem principalmente em membros inferiores, o famoso “pé diabético”
O Ministério da Saúde aponta que entre janeiro de 2024 e fevereiro de 2025, foram registradas 4.227 amputações por diabetes no Brasil.
Por isso, o papel do profissional especializado é fundamental para a promoção da saúde e qualidade de vida desses pacientes.
Por que o pé diabético exige atenção especial?
A combinação entre perda de sensibilidade (neuropatia) e má perfusão sanguínea (angiopatia) forma um cenário de alto risco. Pequenas lesões podem passar despercebidas pelo paciente e evoluir rapidamente para úlceras ou infecções graves. Além disso, alterações na estrutura dos pés e na pele (como ressecamento e rachaduras) são comuns, aumentando ainda mais a possibilidade de complicações.
Sinais de alerta para o profissional observar:
- Pele ressecada, com fissuras ou rachaduras;
- Calosidades localizadas (que podem indicar pressão excessiva);
- Unhas encravadas ou infeccionadas;
- Feridas que demoram a cicatrizar;
- Alterações de coloração, temperatura ou forma dos pés;
- Diminuição ou ausência da sensibilidade tátil, térmica ou dolorosa;
Cuidados profissional dos pés essenciais:
- Avaliação regular: Faça inspeções avaliatórias periódicas, minuciosas nos pés do paciente. A importância do atendimento profissional recorrente é enorme;
- Hidratação segura: Indique e aplique hidratantes com componentes seguros para pés diabéticos
- Corte técnico das unhas: Sempre reto e com atenção para não provocar microlesões;
- Desbaste de calosidades: Evite o uso de lâminas não apropriadas e priorize técnicas que não causem trauma à pele;
- Orientação ao paciente: Ensine sobre a importância da autoinspeção diária, uso de calçados adequados.
Produtos profissionais que fazem a diferença
Contar com uma linha de produtos confiável, que se preocupa em desenvolvê-los especialmente para o público diabético é essencial para garantir segurança e eficácia nos atendimentos.
Fórmulas com ação regeneradora, hidratante e cicatrizante, oferecem suporte tanto na prevenção quanto no tratamento de lesões leves.
A Linha homeopast, oferece várias opções seguras para você profissional utilizar em seus pacientes.
O homeopast ULTRA HIDRATAÇÃO 30g tem sido por 27 anos o mais indicado e usado, por ser um creme cicatrizante e altamente hidratante, ideal para a prevenção e tratamento de fissuras, pés rachados e áreas muito ressecadas, condições muito apresentadas por portadores de diabetes, como vimos anteriormente.
O Ultra Hidratação tem em sua formulação ativos seguros para o portador de diabetes.
A melhor opção pra você profissional, é a compra dele em display (com 6 unidades), além do preço mais acessível, ainda conta com a caixa dsiplay para expor o produto em seu espaço de forma bonita e organizada.
Além de produtos, materiais de apoio, como fichas de avaliação e manuais de orientação, ajudam a padronizar e registrar os atendimentos e reforçar a educação do paciente.
O papel do profissional vai além do consultório
A atuação ética, técnica e humanizada do profissional do cuidado com os pés, pode evitar complicações sérias e contribuir de forma ativa para a saúde sistêmica do paciente diabético.
Educar, prevenir e acompanhar são ações que salvam vidas e preservam a mobilidade e autonomia.
*Lembrando que além do cuidado profissional com os pés é muito importante o acompanhamento médico pelo portador do diabete.