Quantas vezes ao dia eu devo hidratar a pele?

Quantas vezes ao dia eu devo hidratar a pele?

Publicado por: Regina Publicado: 19/07/2023 Visitas: 2087 Comentários: 0

Quantas vezes ao dia devo hidratar a pele?
Você costuma hidratar seu corpo quantas vezes ao dia? Sim seu corpo, e não o seu rosto! A maioria das pessoas dão muita importância para a hidratação facial e acabam se esquecendo que toda a região corporal também sofre muito com o ressecamento, flacidez, falta de colágeno e o famoso envelhecimento precoce. Nesta matéria, exploramos essa questão e damos algumas dicas sobre o assunto. É importante ressaltar que as necessidades de hidratação da pele variam de pessoa para pessoa, e é sempre recomendável consultar um dermatologista para obter conselhos personalizados.

Antes de qualquer coisa, vamos falar do famoso hidratante corporal. Pode parecer óbvio, mas nem todos sabem que o hidratante repõe e retêm a água da nossa pele, por isso o seu principal componente é o emoliente (feito de água, óleos e gorduras).

Benefícios do Hidratante Corporal:
- Reforça a barreira de proteção da pele
- Combate oleosidade e ressecamento da pele
- Previne o envelhecimento precoce
- Garante uma pele brilhosa e macia
- Previne estrias e manchas
- Proporciona um momento de relaxamento e autocuidado
- Acalma dermatite, psoríase e muitas outras patologias dermatológicas

Agora vamos ao que realmente interessa: A frequência ideal para hidratar a pele.  Isso depende de alguns fatores, como o tipo de pele, o clima e a até a idade. Aqui vão algumas orientações gerais:

  • Pele seca ou sensível: Se você tem pele seca ou sensível, é muito importante hidratá-la regularmente. Geralmente, recomenda-se aplicar um hidratante suave duas vezes ao dia - uma vez de manhã e outra à noite. Certifique-se de escolher produtos formulados especificamente para pele seca ou sensível.
     
  • Pele normal a oleosa: Se sua pele é normal á oleosa, pode não ser necessário hidratá-la tantas vezes ao dia. Uma hidratação diária é geralmente suficiente para manter o equilíbrio da umidade. Opte por aplicar o hidratante uma vez pela manhã e, se necessário, antes de dormir. Escolha um hidratante preferencialmente com uma fórmula livre de óleo.
     
  • Clima seco ou frio: Durante o inverno ou em locais com ar seco, a pele tende a perder umidade. Nessas circunstâncias, é recomendável aumentar a frequência de hidratação, aplicando o hidratante mais vezes ao longo do dia. Você também pode considerar o uso de um hidratante mais pesado para fornecer uma camada extra de proteção e hidratação.
     
  • Atividade física intensa ou exposição solar: Durante os períodos de atividade física intensa ou exposição ao sol, a transpiração excessiva pode levar à desidratação da pele, portanto, aplique um hidratante antes e depois do exercício físico. Além disso, ao passar o tempo ao ar livre sob o sol, é crucial proteger a pele com um protetor solar.

Mas nunca se esqueça que hidratação não se baseia apenas em passar creme. É necessário ter alguns outros hábitos. Abaixo, citamos 5 hábitos indispensáveis para manter a hidratação da sua pele em dia.

  1. Evite banhos muito quentes: eles podem ser tentadores, mas ressecam e removem a hidratação natural da pele. Por isso procure equilibrar a temperatura do banho, principalmente no inverno.
  2. Absorção do produto: ao passar hidratante procure sempre massagear a pele até total absorção do produto. Outro cuidado é evitar colocar roupas ou se deitar logo em seguida, evitando transferir o produto da sua pele para as peças e o lençol.
  3. Protetor x hidratante: o protetor solar não substitui o uso do hidratante e nem vice-versa. Apesar de muitos se confundirem cada um tem sua função.
  4. Beber água: a hidratação do seu corpo não depende só de um creme corporal, ele pode ajudar, mas não fará todo o trabalho sozinho. Seu corpo precisa de 2l de água diariamente, por isso ande sempre com uma garrafa da água.
  5. Passe o hidratante após o banho: a vaporização facilita a permeação dos ativos na sua pele. Por isso, logo depois de se secar com a toalha aplique o seu hidratante em todo o corpo.

Com essas dicas e os hidratantes da linha homeopast, você terá uma pele super hidratada! Mas lembre-se, consulte sempre um dermatologista para fornecer orientações personalizadas para a sua pele.

 

Fontes:

https://www.dermaclub.com.br/blog/todos-os-temas/a-hidratacao-corporal-pode-comecar-no-banho-saiba-como-manter-a-pele-saudavel-integrando-esse-cuidado_a7249.html

https://sbdrj.org.br/por-que-hidratar-a-pele-e-tao-importante/

https://www.dermaclub.com.br/blog/todos-os-temas/preciso-hidratar-o-corpo-todos-os-dias-entenda-a-importancia-do-habito-na-prevencao-do-envelhecimento-da-pele_a7540.html

https://boxmagenta.com.br/blog/hidratante-corporal/#:~:text=O%20hidratante%20corporal%20deve%20ser,e%20tamb%C3%A9m%20do%20seu%20tempo!

https://usa.renskincare.com/blogs/clean-thoughts/how-often-should-you-moisturize-your-face#:~:text=How%20Often%20Should%20You%20Use,the%20entire%2024%20hour%20period.

Tags: hidratante corporal, hidratante, pele hidrata, hidratação, pés hidratados, cuidado com a pele, beleza, homeopast

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Blog

Leia mais

 

Agenda

Acesse o Portal

Revendedor

Acesse

Galeria de Imagens
Acesse

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.